Home
15/05/2025
Autor:
A leitura compartilhada literária é uma prática pedagógica essencial para apresentar aos alunos a diversidade dos gêneros textuais de forma significativa.
Ao participar de momentos coletivos de leitura, os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com diferentes estruturas, estilos e finalidades dos textos literários, como contos, crônicas, fábulas, poemas e lendas.
Durante esse processo, os leitores partilham impressões, levantam hipóteses, refletem sobre os elementos da narrativa e ampliam seu repertório textual, construindo uma base sólida para reconhecer e compreender as características de cada gênero. Essa vivência, além de ampliar a capacidade de interpretação, contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura e para a formação de leitores mais críticos e sensíveis.
Além disso, a leitura compartilhada promove a troca de experiências e a construção coletiva de sentidos, respeitando os conhecimentos prévios, os interesses e a faixa etária do grupo.
Ao explorar textos literários em conjunto, os alunos acessam universos diversos, conhecendo novas culturas, sentimentos, lugares e modos de ver o mundo. Esse contato com a pluralidade enriquece a compreensão da linguagem, da arte e da vida em sociedade, contribuindo para o desenvolvimento emocional e intelectual. Dessa forma, o trabalho com a leitura literária não apenas ensina sobre os gêneros, mas também constrói pontes entre o leitor e o mundo, despertando curiosidade, empatia e consciência crítica.
1- Desenvolve a linguagem e o vocabulário
A criança amplia seu repertório de palavras e expressões ao participar ativamente da narrativa. Para ela, fica mais fácil, sobretudo as crianças maiores, de perguntar qualquer coisa na história que tenha deixado dúvidas.
2- Fomenta o pensamento lógico
Perguntas como "O que você acha que vai acontecer?" ou "Por que o personagem fez isso?" estimulam a reflexão e ajudam diretamente na resolução de problemas do cotidiano.
3- Fortalecer o vínculo emocional
O diálogo cria momentos de cumplicidade e troca entre adultos e crianças, além de ajudar a compreender os pensamentos e linha de raciocínio das crianças.
4- Prepara para a leitura autônoma
Ajuda os pequenos a associar palavras, sons e significados, facilitando futuramente a leitura independente.
Leitura compartilhada, também chamada de leitura colaborativa, é uma prática pedagógica em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto, compartilhando suas impressões, ideias e interpretações.
No Colégio Diversitas, a leitura literária é vivenciada em todas as turmas da educação Infantil ao Ensino Fundamental de forma aprofundada, cuidadosa e planejada. O processo começa já no primeiro contato com o livro: os alunos observam a capa, analisam as ilustrações, levantam hipóteses sobre o enredo, o gênero textual e o estilo do autor ou da autora. Essa etapa inicial desperta a curiosidade e envolve os estudantes desde o começo, criando um ambiente propício para o encantamento com a literatura. Há também uma exploração sobre a trajetória do escritor ou escritora, o que contribui para ampliar o repertório cultural da turma e situar a obra no contexto de produção.
A leitura do livro pode se estender por semanas ou até dois meses, dependendo da complexidade da obra e da faixa etária dos alunos.
A cada encontro, os professores propõem discussões sobre trechos específicos, exploram elementos da narrativa como tempo, espaço, personagens e enredo, além de destacar características próprias do gênero literário em questão. O conteúdo é planejado em sintonia com a leitura realizada, garantindo intervenções pedagógicas significativas, promovendo o compartilhamento de sentidos entre os estudantes e aprofundando a compreensão do texto. Essa prática contínua transforma a leitura em uma experiência coletiva rica, que forma leitores sensíveis, críticos e autônomos.
Além disso, orientamos as famílias sobre como praticar a leitura compartilhada em casa, porque acreditamos que a parceria entre escola e família é fundamental para o desenvolvimento leitor das crianças.
Aqui, acreditamos que ler é uma viagem compartilhada – e a leitura dialogada é o passaporte para um mundo de aprendizagem e afeto. Que tal experimentar hoje mesmo?
Conte pra gente: Qual foi a última história que você leu com seu(ua) filho(a)?